A Composição do Aloé Vera

Estudos mostram que a folha de Aloé Vera contém 75 componentes nutricionais, e 200 outras substâncias, nomeadamente 20 minerais, 18 aminoácidos e 12 vitaminas. Estes nutrientes possuem uma variedade abrangente de benefícios para a saúde e estão divididos nas seguintes categorias:

Lignina – esta substância celulosa está presente no gel de Aloé. Não tem efeitos medicinais conhecidos com excepção da propriedade de penetrar na pele humana facilitando assim a absorção de outras substâncias por esta.

Saponinas – Estas substâncias formam camadas de espuma quando misturadas com água. Tem propriedades anti-sépticas, de limpeza e anti-bacterianas e são muito utilizadas em detergentes, champôs e cosmética.

Antraquinonas – Existem 12 antraquinonas no gel de Aloé: aloína, isobarbaloína, antraceno, emodina, ester do acido cinâmico, ácido crisofânico, barbolina, antranol, ácido aloético, aloe emodina, óleo etéreo e resistanol. Estas actuam como analgésicos, laxantes naturais e contêm potentes propriedades anti-bacterianas, anti-fúngicas e virucidas.

Minerais – O Aloé Vera contém os seguintes minerais:

  1. - Cálcio (essencial para a boa estrutura óssea e densidade dos dentes);
  2. - Manganês (um componente das enzimas, necessário à activação de outras enzimas);
  3. - Sódio (assegura que os fluidos do organismo não se tornem demasiado ácidos ou muito alcalinos);
  4. - Cobre (assegura que o ferro funcione como transportador de oxigénio até aos glóbulos vermelhos);
  5. - Magnésio (usado pelos nervos e membranas dos músculos para ajudar a conduzir os impulsos eléctricos);
  6. - Potássio (regula os níveis de acidez e alcalinidade dos fluidos do organismo);
  7. - Zinco (contribui para o metabolismo das proteínas, hidratos de carbono e gorduras);
  8. - Crómio (necessário para o funcionamento apropriado da insulina que por sua vez controla os níveis de açúcar no sangue);
  9. - Ferro (controla o transporte de oxigénio à volta do organismo através dos glóbulos vermelhos);

Vitaminas – O Aloé Vera contém muitas vitaminas:

- Vitaminas A, C e E (antioxidantes cruciais para combater os radicais livres perigosos no organismo);

- Vitamina B e colina (responsáveis pela produção de energia, metabolização dos aminoácidos e desenvolvimento da massa muscular);

- Vitamina B12 (responsável pela produção dos glóbulos vermelhos);

- Ácido Fólico (ajuda a desenvolver as novas células sanguíneas);

Aminoácidos – Estes são os blocos de construção das proteínas que processam e reparam o tecido muscular. O organismo humano necessita de 22 aminoácidos, 8 dos quais são os aminoácidos essenciais que o organismo não consegue produzir. O Aloé Vera fornece 20 dos 22 aminoácidos requisitados pelo organismo e fornece 7 dos 8 essenciais.

Enzimas – Algumas das mais importantes enzimas no Aloé Vera são:

peroxidase, aliase, catalase, lipase, celulase, carboxipeptidase, amilase, fosfatase alcalina. As enzimas ajudam a fragmentar os alimentos e auxiliam na digestão. Algumas enzimas ajudam a dissolver a gordura enquanto outras dissolvem os amidos e os açúcares.

Açúcares – O Aloé Vera contém monossacáridos como a glucose e a frutose, assim como, polissacáridos. Estes são os açúcares mais importantes e benéficos ao organismo humano. Ajudam na correcta digestão, regulam os níveis de colesterol, melhoram o funcionamento das funções do fígado e promovem a remineralização dos ossos.

Esteróides vegetais – São importantes agentes anti-inflamatórios. Os que compõem o Aloé Vera são: colesterol, sitosterol, campesterol e lupeol. Estes esteróides possuem propriedades anti-sépticas e analgésicas semelhantes às da aspirina.